top of page
IMG_2628_edited.png

Andruz Vianna, o palhaço Tomé. 

          Ao tomar a iniciativa de realizar as práticas integrativas, constatei que a minha trajetória como palhaço e terapeuta são semelhantes, à formação de outros palhaços e terapeutas de vários contextos históricos e geográficos.

          As experiências como palhaço, ator, performer, arte educador, cineasta e terapeuta me trouxeram vivências e um aprendizado prático que ia da caracterização, atuação e direção a uma interação mais próxima das pessoas de diversos perfis de público.

          A arte nas ruas me ensinou a sentir o outro por meio do olhar, me ensinou a transmutar a energia densa das cidades em riso para o universo. As oficinas de teatro para crianças despertaram a minha criança interior para atuar num mundo novo, um mundo visto pelo olhar infantil.

          O reiki, a rediestesia e as terapias holísticas me fizeram ampliar meu olhar para além das aparências e energias me dando a liberdade de chamar a palhaçaria de CURA.

          Tenho investigado o trabalho como palhaço, não apenas a partir de elementos tradicionais como o malabares, equilibrismo, música e cenas, mas também a partir de:

                    - formação que mescla ensinamentos formais em escolas, cursos e oficinas;

                    - ensinamentos informais e conhecimentos empíricos, pela observação e pela convivência com outros palhaços;

                    - da prática do xamanismo e do desenvolvimento espiritual;

                    - além de experiências vividas na prática artística.

          O conceito terapêutico é encontrado na própria prática da palhaçaria e que chamamos de risoterapia ou terapia do riso e também tem uma ligação com nossa ancestralidade e o sagrado presente no riso já praticado há séculos por diversas tribos indígenas. Durante anos realizei oficinas de teatro para crianças e essa formação aliada a o amadurecimento artístico obtido nos espetáculos, desdobra-se em minha atuação como facilitador terapêutico, pois todos têm uma criança dentro de si querendo sair pra rir e brincar. 

Sobre o instrutor

bottom of page